terça-feira, 6 de julho de 2010

Minutos de silêncio

Já passou por alguma situação que te fez calar? Se o fez, certamente foi porque essa situação o desconcertou. Ou ainda, o momento foi tão intenso que você não consegue reorganizar as ideias e os pensamentos. Isso me acontece às vezes. Em poucas situações me verá falando pouco, são elas: quando estou tímido, num lugar cheio, ou num ambiente com pessoas desconhecidas, ou ansioso, nervoso... e chateado. Uma pessoa que naturalmente gosta de falar e sempre dá umas risadas não fica calado em vão. Algo de muito sério aconteceu para que ele emudeça e prefira não desferir palavras. Geralmente é um ato de auto-proteção, onde a pessoa prefere não dizer nada para que não complique mais as coisas, ou não se machuque mais com o que vivenciou. Mas há também o lado que poucos veem. O lado de que a pessoa se cala para não magoar os outros ou para não deixar os outros ainda mais nervosos. Ficar em silêncio não significa que a pessoa não se importa, que não tem sentimentos. Emudecer-se é o oposto disso. É se importar com quem está a nossa volta, é lutar contra a vontade de revidar ofensas, é respeitar o momento do outro, é pedir um tempo pra refletir, é tentar ser forte num momento de fraqueza, é tentar superar os pensamentos negativos de que não somos capazes de resolver as situações postas e acima de tudo, é procurar o raciocinar num instante onde tudo está turvo, nublado, escuro e confuso. Algumas pessoas conseguem escapar do silêncio fazendo algo: cantando, dançando, pintando, compondo ou fazendo qualquer tipo de atividade que a faça relaxar e descontrair. Nesse caso, prefiro escrever. Escrever pra mim é poder falar aquilo que não consigo. Quisera eu ser tão bom com as palavras ditas quanto me considero com as palavras escritas. Em momentos como este gostaria de saber falar eloquentemente e expor meus pensamentos sem estar vulnerável a me atropelar nas palavras. Infelizmente [ou felizmente], não sei falar tão bem quanto escrevo. Pensando bem, ficar em silêncio pode não ser tão ruim assim. Posso escrever, me encontrar, me organizar e me entender mais facilmente. Por isso, peço licença pra ficar uns minutos em silêncio. Me deixe pensar, refletir e me reorganizar. Me permita uns minutos de silêncio.

[Autor: Luiz Fernando Brasil]

Nenhum comentário:

Postar um comentário